A manutenção do automóvel é muito importante, devemos seguir o plano da marca para evitar avarias e prolongar a vida útil do nosso meio de transporte pessoal. Os automóveis estão sempre a evoluir, de tal forma que se compararmos um carro actual com um com mais de 25 anos, vamos perceber que hoje em dia, já não se consegue averiguar a maior parte das avarias sem o auxílio de um computador. Contudo, existem alguns procedimentos que podemos fazer em casa, alguns dos quais são aconselháveis antes de uma viagem mais longa. Deixamos aqui algumas dicas. 1 - Substituição de lâmpadas
Se tiver alguma lâmpada fundida nos farolins traseiros, nos indicadores de mudança de direção ou até mesmo nos faróis, pode perfeitamente substituir em casa. Sabemos que alguns automóveis já estão equipados com LEDS e nesse caso será necessário a intervenção de um especialista. A maioria das lâmpadas são de baixo valor, assim ao fazer a substituição evita a deslocação e mão de obra. É importante que observe a forma como se desmonta o farolim ou se retira a lâmpada do farol, se tiver de desapertar algum parafuso perceba o ordem para que depois volte tudo a ficar como estava.
2 - Anticongelante
Actualmente já quase nenhum carro utiliza água no sistema de arrefecimento, é utilizado líquido anticongelante. A principal função do radiador é manter a refrigeração do motor para evitar o sobreaquecimento. O anticongelante além de não congelar com o frio também previne a corrosão, por isso mesmo deve evitar usar água da torneira.
Nos veículos mais antigos recomenda-se verificar diariamente e nos mais recentes pelo menos uma vez por semana. Faça a verificação sempre com o motor frio. Veja se o líquido está ao nível, se baixar com frequência, significa que pode haver uma fuga ou uma avaria ainda mais grave.
3 - Filtro de ar e do combustível
O filtro de ar sujo pode aumentar o consumo de combustível e prejudicar a performance do motor, por isso é importante substituir regularmente este componente. Se vai fazer uma viagem ou viu que o filtro está muito sujo, pode sacudir ou usar ar comprimido para limpar (com cuidado), mas o ideal é sempre a substituição.
Tal como o filtro do ar, o de combustível também tem como função reter as impurezas suspensas no combustível ou que se vão acumulando no fundo do depósito, por isso não é aconselhável "andar" com o depósito na reserva. O filtro sujo também vai influenciar o rendimento do motor e a economia de combustível. Deve-se inspeccionar regularmente e substituir de acordo com as indicações do fabricante.
4 - Escovas do para-brisas
É importante verificar o estado das escovas, principalmente antes da época de chuva mais frequente. As borrachas ficam ressequidas com o calor e limpam mal o vidro, à noite pode ser mesmo muito difícil a condução com escovas em mau estado. Em algumas escovas podemos substituir apenas a borracha, ficando assim muito mais económico. Pode comprar a borracha ao metro e substituir. Não se esqueça de também verificar o nível de água no reservatório do limpa para-brisas.
5 - Limpeza do sistema do ar-condicionado
O ar-condicionado pode acumular muita sujidade, bactérias e micro-organismos, por isso os automóveis actuais também têm um filtro de habitáculo que deve ser substituído com frequência, para além disso pode fazer a higienização do sistema com o recurso de produtos indicados à base de spray, prevenindo riscos para a saúde e o mau cheiro.
6 - Estado dos pneus
É muito importante verificar o estado dos pneus, nunca deixe chegar ao nível mínimo de profundidade admitido por lei que é aproximadamente 1.6mm. Em caso de estada muito molhada e muita chuva, poderá entrar em despiste. Os pneus gastos também diminuem a eficiência da travagem em piso seco e molhado. Tenho muito cuidado. Há quem costume cruzar os pneus e trocar da frente para trás, se o carro tiver tração à frente, os melhores pneus devem estar no eixo traseiro.
7 - Escape
Deve-se fazer uma inspecção do escape, das braçadeiras, borrachas e suportes a cada seis meses. Um espace roto pode causar sérios riscos além do barulho.
Bateria
A maioria das baterias actuais são seladas e não têm manutenção. Se não for esse o caso da bateria do seu automóvel, deve verificar o nível da água todos os meses. Se for necessário, acrescente água destilada. Aproveite e veja de os cabos estão bem presos nos pólos e limpos para que haja bom contacto.
8 - Óleo do motor
O óleo do motor é importantíssimo, deve verificar regularmente o nível do óleo do motor, principalmente antes de uma viagem maior, se o nível estiver baixo não precisa ir a uma oficina, basta comprar um 1L de óleo para acrescentar, respeita a característica do óleo recomendado pela marca e ateste aos poucos ao mesmo tempo que vai verificando a palheta do nível. Pode acontecer o contrário, o nível do óleo aumentar, não é nenhum milagre, isso acontece no automóveis modernos, equipados com filtro de partículas e sistema de regeneração. Se o nível estiver muito alto, tem que mudar o óleo mesmo que ainda não esteja na data ou quilometragem programada. #amncnegociosdeconfianca #manutencaoautomovel #automovel #carro
Kommentare